Sun goes down

A dermatite seborreica é doença crônica da pele, com períodos de melhora e piora. Cursa com inflamação, descamação e vermelhidão, localizada nas áreas mais oleosas da pele. Caracteriza-se por períodos de melhora e piora, que coincidem com períodos de maior estresse emocional.

Causas:

A dermatite seborreica ocorre por predisposição familiar e pode ser desencadeada por agentes externos, principalmente estresse emocional, baixa temperatura ou calor e umidade, álcool.

A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode desencadear as crises.

Sintomas:

A dermatite seborreica se manifesta nos recém-nascidos como crosta láctea, com cascas amareladas ou amarronzadas e espessas no couro cabeludo, pálpebras, nariz, orelhas e até virilhas.

Nos adultos, é mais comum no couro cabeludo, sobrancelhas e até os cílios e pálpebras. Ocorre descamação, prurido e eritema, conhecida como ”caspa”. Acomete também áreas da face como cantos do nariz, orelhas e no tronco, às vezes formando até grandes placas escamosas e eritematosas, simulando micose de pele.

O acompanhamento pelo dermatologista é essencial para definir a melhor opção terapêutica.

Algumas formas de amenizar o problema são:

• lavar o rosto com sabonetes antioleosidade
  • evitar condicionador na raiz dos cabelos
  • xampus anticaspa
  • evitar banhos muito quentes
  • melhorar a ansiedade e o estresse emocional

Corticóides tópicos e pomadas antifúngicas muitas vezes fazem parte do tratamento.

Peles mais sensíveis, necessitam de cuidados mais específicos, com cremes hidratantes e calmantes, para tolerar melhor o tratamento.