Tratamento Capilar - TRATAMENTO DA CALVÍCIE

#CAUSAS

 

A calvície (alopecia androgenética) afeta 80% dos homens e 50% das mulheres, em algum grau durante a vida. Os fios afinam de forma progressiva, causado por tendência genética e a ação hormonal, no folículo piloso.

 

A herança da calvície pode vir dos dois lados, tanto materno como paterno sendo poligênica, isto é, envolvendo várias genes. A expressão genética feminina também é diferente daquela do homem refletindo numa clínica diferente.

 

Medicamentos que provocam queda de cabelo podem acelerar ou desencadear a queda de cabelo na alopecia androgenética.

 

Mulheres com síndrome dos ovários policísticos, que aumentam os hormônios masculinos, podem apresentar calvície em um grau mais avançado.

 

A distribuição da calvície é diferente em homens e mulheres.

 

As figuras abaixo ilustra as diferenças de padrões feminino e masculino.

 

 

Padrão de Alopecia Androgenética Masculina classificação de Norwood-Hamilton

 

Padrão de Alopecia Androgenética Feminina classificação de Ludwig Savin

 

Para o tratamento, precisa-se fazer avaliação detalhada da saúde geral, com exames laboratoriais, para detectar presença de anemia, doenças da tireoide ou transtornos hormonais, que possam estar agravando o quadro de alopecia.

Exame clínico para identificar possível presença de dermatite seborreica, que pode piorar a queda.

#Tratamento tópico:

  • Minoxidil solução a 5% 1x ao dia
  • Xampus anticaspa, se houver

#Tratamento oral

  • Finasterida 1 a 4mg/dia
  • Espironolactona 25 a 100mg/dia
  • Dutasterida 0,5mg/dia

 

#LLLT (Low Level Laser Therapy)

O laser de baixa potência é utilizado para estimular o crescimento dos fios de cabelo afetados pela calvície. Estudos internacionais demonstram que o laser bioestimula as células da haste dos pelos, resultando em um aumento da multiplicação celular da raiz do cabelo, aumentando a velocidade de crescimento dos fios e melhorando a espessura capilar.

O tratamento é feito com dez a doze sessões, uma vez por semana.

 

#MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

 

É uma técnica que consiste em aplicar medicação utilizando agulhas acopladas a um aparelho, semelhante ao de fazer tatuagem.

Normalmente se utliza o minoxidil e a dutasterida injetadas, para estimular o crescimento dos fios.

 

#Microagulhamento

 

O microagulhamento é um procedimento muito realizado e procurado atualmente. E tem demonstrado resultados muito bons no tratamento da calvície e quedas de cabelo por outras causas. É uma técnica relativamente simples, com preço acessível e que melhora muito a qualidade da pele.

 

Utilizamos um equipamento pequeno, o Dr Roller® que nada mais é que um roller com centenas de micro-agulhas, que deslizam na pele, promovendo formação de colágeno e elastina, com intensa renovação celular. As áreas que ficam intactas, sem furinhos, ajudam na regeneração da pele.

 

A aplicação leva em torno de quarenta minutos a uma hora. Aplica-se um anestésico tópico trinta minutos antes.

 

As agulhas utilizadas são de 1,5mm e depois pode-se também associar ativos como o minoxidil e a dutasterida para otimizar os resultados.

 

O número de sessões também depende da indicação, mas normalmente são de quatro a oito. Em intervalos de  4 semanas.

 

#PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

 

Apesar de promissor, ainda não é autorizado no Brasil.

 

É uma técnica que consiste em colher o sangue do paciente que depois é centrifugado para separar a porção rica em plaquetas, que contém uma grande quantidade de fatores de crescimento que estimulam o crescimento capilar. Depois, essa porção extraída é aplicada no couro cabeludo

Abrir chat
Precisa de ajuda?