TRATAMENTO DAS OLHEIRAS E BOLSAS

#Causas

Quem tem olheiras sabe como incomoda essa alteração, principalmente pelo aspecto de cansaço que passa.

Sabemos que temos variações na cor e tipos de olheiras e que podem ou não vir associadas a bolsas e flacidez. Para que o tratamento seja feito, primeiro precisamos entender o que as provoca. A seguir, faremos uma divisão dos tipos de olheiras, mas sabendo que a maioria resulta da combinação desses fatores e portanto os tratamentos que dão melhores resultados também são os combinados:

  • Olheiras por pigmentação vascular – Surgem logo cedo, sendo vistas em pacientes jovens e com pele fina, por transparência dos vasos, temos a pigmentação arroxeada ou violácea. Têm predisposição genética e são mais difíceis de tratar de forma definitiva. Noites mal dormidas, estresse, álcool, fumo e alterações hormonais podem agravar o quadro. Nesse tipo de olheira faz-se uso de laser para vasos. Associa-se também os cremes com ácido tranexâmico e compressas de chá de camomila.

 

  • Olheiras por acúmulo de melanina – pigmento escuro que dá cor a nossa pele e que se acumula nas pálpebras inferiores. Muito comum após os 35 anos, devido exposição ao sol, que intensifica a pigmentação. Nesses casos, podem ser usados o laser para pigmentos, a luz pulsada e o preenchimento com ácido hialurônico, quando se evidencia profundidade na região malar por perda óssea ou genética. Os peelings também podem ser associados e o uso de cremes clareadores de olheiras diariamente, como ácido tioglicólico, vit C e K. Importante também a melhora da qualidade do sono.
  • Bolsas – causadas pela retenção de líquidos ou também pelo acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores. A radiofrequência e o ultrassom microfocado, são uma excelente opção de tratamento nesses casos.

 

  • Flacidez – piora a partir dos trinta anos e aumenta progressivamente, levando a uma piora do aspecto das olheiras. Pode-se associar o preenchimento com ácido hialurônico, a radiofrequência, ultrassom microfocado e os laser.

#Laser

O uso do laser, especialmente o Nd-Yag Q-switched é um dos métodos mais atuais para o tratamento das olheiras por excesso de pigmento melânico, ou seja, aquelas olheiras escuras, com aspecto de quem dormiu mal a noite toda. Resultados muito bons em todos os tipos de pele.

São necessárias pelo menos seis sessões para um bom resultado.

A vantagem desse tratamento é que o paciente pode retornar imediatamente as suas atividades.

Pode ser necessário associar o preenchimento com ácido hialurônico, quando houver sulcos e necessidade de melhorar a profundidade das olheiras, o que melhora o aspecto sombreado.

O laser de CO2 fracionado também está indicado naqueles casos com amis rugas ao redor dos olhos e peles mais fotoenvelhecidas.

 

#Luz Intensa Pulsada

A Luz Intensa Pulsada melhora as olheiras resultantes de pigmento escuro (melanina) e também trata a olheira vascular.

 

Muito bom para pacientes de pele clara e que não estejam bronzeados.

 

As sessões são mensais e variam de quatro a seis sessões pra uma melhora maior.

 

A Luz Intensa Pulsada também permite o retorno imediato às atividades, com cuidado em relação ao uso de protetor solar e exposiçãoo ao sol.

 

Associa-se o uso de cremes clareadores.

 

 

#Preenchimento e MD Codes

O preenchimento na região das olheiras suaviza a profundidade e melhora a sombra provocada pelo sulco, tendo ainda efeito clareador e melhora da textura da pele do local, pelo efeito altamente hidratante do ácido hialurônico.

 

Percebe-se também uma melhora da flacidez da região.

 

A técnica MD Codes é muito utilizada atualmente, começando sempre pelos pontos de sustentação da face, que melhoram a flacidez e também pelo preenchimento da região submalar e malar que deve ser feito nos pacientes com olheiras profundas e rebaixamento do osso malar, e que piora a flacidez nas pálpebras.

 

O preenchimento deve ser repetido uma vez a cada um a dois anos, dependendo do caso.

 

#Radiofrequência

Para pessoas com olheiras, bolsas de gordura e principalmente flacidez, a radiofrequência é uma excelente opção de tratamento.

O aparelho de radiofrequência age aquecendo o colágeno, enquanto a epiderme é resfriada para proteger do calor. Com isso, há formação de novo colágeno e melhora da flacidez na região.

Com a potência adequada, consegue-se também atingir as bolsas, diminuindo o excesso de gordura e melhorando o aspecto.

 

#Ultrassom Microfocado

O Ultrassom Microfocado é o aparelho padrão ouro para flacidez facial. Nas olheiras associadas a flacidez ele age melhorando o tônus da pele e as bolsas.

A tecnologia de ultrassom, aquece as camadas mais profundas, melhorando a sustentação e firmeza da pele, e corrigindo a altura das sobrancelhas.

 

No ponto de aplicação, a pele e o músculo são aquecidos a aproximadamente 65°C, provocando a contração imediata do colágeno e do músculo.

 

Outra vantagem é que pode ser utilizado em todos os tipos de pele, não afeta a pele, não sendo necessário parar as atividades normais.

Os resultados são percebidos ao longo de 2 a 3 meses e alguns pacientes relatam melhora contínua por até 6 meses.

Deve ser repetido uma vez ao ano ou em alguns casos, a cada seis meses.

#Peeling de fenol

O peeling de fenol é um peeling químico profundo, indicado nos casos de olheiras associados a grande fotoenvelhecimento e presença de rugas ao redor dos olhos.

É feito no máximo duas vezes, com intervalo de um ano entre as sessões e a recuperação da pele leva em torno de 10 dias.

É o peeling com maior potencial rejuvenescedor, pela profundidade que atinge na epiderme, provocando renovação celular intensa na região.

É importante saber que uma manchas mais avermelhada irá permanecer na pele por até seis meses após o procedimento, que poderá ser disfarçada com corretivo e protetor solar com cor.

 

#Peelings clareadores

Os peelings clareadores suaves, à base de ácido retinóico a ácido glicólico ou tioglicólico, são grandes aliados no tratamento das olheiras melânicas (escuras), pois promovem renovação celular, com consequente clareamento da região. Normalmente, utilizamos esses peelings associados a outros tratamentos.

 

#Drenagem Linfática

A drenagem linfática ativa a circulação local, drenando o excesso de líquidos e linfa e melhorando o aspecto das bolsas e olheiras.

Abrir chat
Precisa de ajuda?