TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE

#Laser de CO2 Fracionado

O laser de CO2 fracionado é um excelente tratamento nas cicatrizes de acne. Os últimos estudos e estatísticas de pacientes tratados, mostram que 47% das cicatrizes de acne tratadas com uma sessão de laser de CO2 não retornam.

É um laser que atinge camadas profundas da epiderme, causando aquecimento das células e com isso, promovendo formação de novo colágeno.  O tratamento pode ser suave ou mais profundo, dependendo da potência utilizada.

Os efeitos são sentidos logo nos primeiros dias após a aplicação, com resultados máximos de três a seis meses depois, quando ocorre a remodelação do colágeno.

Um média de quatro a dez sessões são necessárias, dependendo da quantidade e grau de profundidade das cicatrizes.

A exposição ao sol deve ser evitada por 2 semanas após cada sessão de tratamento.

 

#Microagulhamento (IPCA)

O microagulhamento é um procedimento muito realizado e procurado atualmente. É uma técnica relativamente simples, com preço acessível e que melhora muito a qualidade da pele.

Utilizamos um equipamento pequeno, o Dr Roller® que nada mais é que um roller com centenas de micro-agulhas, que deslizam na pele, promovendo formação de colágeno e elastina, com intensa renovação celular. As áreas que ficam intactas, sem furinhos, ajudam na regeneração da pele.

A aplicação leva em torno de quarenta minutos a uma hora. Aplica-se um anestésico tópico trinta minutos antes.

Importante saber que para cada indicação é utilizada um tamanho diferente de agulhas, que variam de 1,5 a 2,5mm de profundidade.

Para cicatrizes de acne, utilizamos agulhas de 2 ou 2,5mm.

O número de sessões também depende da indicação, mas normalmente são de quatro a oito. Em intervalos de trinta a noventa dias.

A recuperação da pele após o microagulhamento profundo é mais lenta, devido o quadro de edema, inchaço que se desenvolve após a aplicação, e também dos hematomas, formação de crostas e vermelhidão residual que persiste por muitos dias. O paciente pode retornar às suas atividades normais a partir do terceiro ou quarto dia após o procedimento.

 

#Preenchimento

O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para correção de depressões cutâneas como rugas, sulcos e cicatrizes e também para repor volumes perdidos e corrigir assimetrias.

O preenchedor ideal deve ser seguro, ter boa durabilidade, ser biocompatível e estável. O ácido hialurônico é o preenchedor mais utilizado, por possuir essas características.

O ácido hialurônico tem baixo potencial alergênico, não necessitando de testes cutâneos prévios à sua aplicação. Ao ser injetado, consegue reter até cem vezes o seu peso molecular em água.

Mais da metade do ácido hialurônico do organismo encontra-se na pele.

Nas cicatrizes de acne, utilizamos preenchedores de consistência mais fina, dentro das depressões das cicatrizes, com bons resultados na elevação dessas cicatrizes.

Há necessidade de reaplicação após 1 a 2 anos.

#Peeling de Fenol

O peeling de fenol é um peeling químico profundo, que consiste na aplicação de da substância fenol, de forma localizada nas cicatrizes de acne profundas. Muito bom no tratamento das cicatrizes chamadas “ice-pick”, que são cicatrizes de acne de difícil tratamento. O fenol é aplicado no interior dessas cicatrizes e promove grande regeneração de colágeno, com melhora gradual e permanente da sua profundidade.

É um peeling que precisa de um downtime (tempo de recuperação) e afastamento das atividades do dia a dia por mais tempo, pois a pele fica muito edemaciada (inchada) e leva mais tempo para se recuperar, deixando eritema (vermelhidão), que pode persistir por até seis meses. O uso do protetor solar somente é liberado após sete dias.

É um tratamento que precisa ser bem indicado e exige um grau de confiança e uma boa relação médico paciente principalmente.

#Peeling Químicos Superficiais

O peeling químico consiste na aplicação de determinadas substâncias químicas sobre a pele, para renovar suas camadas, causando descamação e melhorando manchas, acne e rugas finas ou profundas, dependendo da profundidade que a substância atinge.

Atinge as camadas mais superficiais da epiderme. Os mais utilizados são:

  • Ácido retinóico
  • Ácido glicólico
  • Ácido salicílico
  • Ácido láctico

 

#Peeling de Cristal

O peeling de cristal é uma dermoabrasão mecânica superficial da pele, que causa uma esfoliação e ajuda na remoção de manchas, rugas, estrias e cicatrizes de acne. Muito simples, rápido e indolor.

Também tem ação mais superficial nas cicatrizes de acne, sendo indicado para cicatrizes mais rasas.

É peeling com um aparelho que faz uma sucção na pele e também libera cristais de alumínio, promovendo a esfoliação da pele e removendo as impurezas e células mortas na superfície.

A sessão dura em média vinte minutos. E pode ser repetida a cada 20 dias.

Cuidados com filtro solar e uso de calmantes hidratantes para a pele é recomendado após o peeling de cristal.

#Peeling de diamante

O peeling de diamante é semelhante ao de cristal, mas se utiliza uma lixa de diamante, podendo ser mais profundo que o de cristal.

 

#Dermoabrasão cirúrgica

É uma técnica realizada através de um sistema de lixas especiais, que são pressionadas contra a pele em movimentos rotatórios. Pode ser manual ou com um aparelho chamado dermoabrasor.

Necessita de anestesia local e consegue abrasar as irregularidades da pele com cicatrizes de acne.

É um tratamento agressivo e que vem sendo substituído ao longo dos anos pelo laser de CO2 fracionado e o peeling de fenol localizado, que proporcionam resultados semelhantes, com menos agressão à pele.

Abrir chat
Precisa de ajuda?