TRATAMENTO DO MELASMA

#Cremes clareadores

O melasma é uma mancha acastanhada, crônica, que acomete principalmente mulheres na idade adulta, mas também ocorre em homens, com menor frequência.

O melasma surge quando os melanócitos, que são as células que produzem melanina, são estimuladas de forma desordenada. Esses estímulos podem ser: exposição ao sol, calor, fatores hormonais, gravidez, estresse, e alguns medicamentos.

Muitas vezes o melasma pode surgir ou piorar durante a gravidez, ou uso de anticoncepcionais orais.

O uso de filtro solar é indispensável. O fatores de proteção devem ser altos e  o ideal é que os filtros tenham cor para proteger também contra luz visível.

A luz visível é aquela das lâmpadas, computadores, celulares.

Os cremes clareadores com ácido kójico, vitamina C, entre outros, ajudam no tratamento do melasma.

 

#Laser para melasma

O laser de NdYag o Q-switched é o laser padrão ouro para o tratamento do melasma, com pulso rápido e energia baixa.

O número de sessões varia de 10 a 15 sessões, semanalmente, com bons resultados. Esse laser não provoca irritação ou descamação na pele.

 

#Peeling Químico

O peeling químico consiste na aplicação de determinadas substâncias químicas sobre a pele, para renovar suas camadas, causando descamação e melhorando manchas, acne e rugas finas ou profundas, dependendo da profundidade que a substância atinge.

Para melasma, os mais indicados são os peelings superficiais, pois peelings mais profundos podem provocar um efeito colateral chamado de hiperpigmentação pós-inflamatória, piorando as manchas.

Quando bem indicado, o peeling pode promover resultados excelentes no melasma.

 

#Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento muito realizado e procurado atualmente. É uma técnica relativamente simples, com preço acessível e que melhora muito a qualidade da pele.

 

Utilizamos um equipamento pequeno, o Dr Roller® que nada mais é que um roller com centenas de micro-agulhas, que deslizam na pele, promovendo formação de colágeno e elastina, com intensa renovação celular. As áreas que ficam intactas, sem furinhos, ajudam na regeneração da pele.

A aplicação leva em torno de quarenta minutos a uma hora. Aplica-se um anestésico tópico trinta minutos antes.

Importante saber que para cada indicação é utilizada um tamanho diferente de agulhas, que variam de 1,5 a 2,5mm de profundidade.

O número de sessões também depende da indicação, mas normalmente são de quatro a oito. Em intervalos de 2 a 4 semanas.

Para o melasma, normalmente utilizamos o roller de 1,5mm e podemos associar ativos logo após, potencializando os resultados. O ativo que mais associamos ao tratamento do melasma é o ácido tranexâmico

 

#MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

A microinfusão de medicamentos na pele é feita com um aparelho semelhante ao que faz tatuagens, que perfura a pele delicadamente, e deposita os medicamentos de forma mais profunda na epiderme, sendo indicado para tratar melasma. Utiliza-se principalmente o ácido tranexâmico e vitamina C. É um tipo de Drug Delivery.

O número de sessões depende da resposta e da indicação, mas em média são quatro a seis sessões.

Além do tratamento do melasma, o MMP é indicado também para queda de cabelo, estrias, cicatrizes.

Abrir chat
Precisa de ajuda?